Na síndrome de Down , o psicólogo pode atuar de diversas maneiras, como avaliar, fazer um acompanhamento psicológico, orientar a família em diversas situações, sendo que as intervenções poderão acontecer em diversos momentos.
Sabe-se que hoje a família é a principal influência para o desenvolvimento da personalidade da criança, sendo que relações “defeituosas” entre pais e filhos passam a ser uma fonte muito fértil de desajustamento. Em função disto, procura-se fazer um trabalho ligado a atendimento psicoterápicos com as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam a associação.Os atendimentos são realizados em grupos e individualmente, visando o fortalecimento das relações familiares e o bem estar de cada aluno atendido.
OBJETIVOS
Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos a fim de avaliar a necessidade de intervenção do mesmo.
Orientar professores quanto ao desenvolvimento dos alunos.
Incentivar a participação dos pais no processo de desenvolvimento de seus filhos.
Orientar/aconselhar pais ou responsáveis quanto ao desenvolvimento de seus filhos.
Encaminhar os alunos para atendimentos complementares, como: atendimentos clínicos, psicoterapia, psiquiatria e neurologia.
Participar de reuniões em escolas de Ensino Regular, realizando orientações aos profissionais destas escolas quando necessário.
Acompanhar alunos encaminhados para o Ensino Regular.
Realizar reavaliações dos alunos.
Participar de reuniões com a equipe de profissionais da escola, sempre que necessário.
Participar dos Conselhos de Classe e Reuniões de Pais.
Realizar Grupo de Pais ou responsáveis, promovendo maior envolvimento desses com a escola, convívio social, troca de experiências e trabalhar a auto-estima.
Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho.
Promover capacitações sobre temas relacionados a inclusão, nas escolas do Ensino Regular.
Realizar grupos com adolescentes e adultos com Síndrome de Down sobre temas específicos às suas necessidades.
da integrante utilizando-se dos pressuposto da psicologia analítica.
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